O Maior Ensinamento de Jesus para o Mundo Corporativo

Talvez essa seja a primeira pergunta que você está se fazendo: Como que um ensinamento de Jesus pode fazer sentido ao mundo corporativo? Um mundo de ambiente competitivo e muitas vezes impiedoso, onde a ganância e o egoísmo são por diversas vezes o centro das empresas, haverá espaço para o ensinamento de alguém que diz: “amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês.” – Lucas 6:27

Apesar deste paradoxo entre Jesus e o mundo dos negócios, lhes digo que ainda nos dias de hoje há amplo espaço para o principal ensinamento de Jesus: O ensinamento de sermos servos. Como assim ser um servo?

Não estou dizendo que devemos ser um servo análogo a escravidão, muito longe disto, obviamente todos que trabalham devem ser dignamente remunerados, além disso não a nada de errado em buscar ter sucesso em sua carreira profissional, e ser reconhecido pelo trabalho prestado, é bom destacar que Jesus não ensinou que ter essa ambição é algo errado.

O ato de servir infelizmente é muitas vezes associado a alguém que é inferior a quem está sendo servido, porém Jesus demonstrou totalmente o contrário, mesmo sendo o Filho de Deus, se colocou em posição de servo “de funcionário, de colaborador”, e humildemente lavou os pés de todos os seus liderados, inclusive do traidor, na última ceia antes de sua morte no calvário.

Ele ainda disse certa vez: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.” – Marcos 9:35. Eu sei bem que fazer o que Cristo ensinou na prática, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você está em uma posição/cargo superior.

Esta lição de Jesus mim fez entender que vale a pena ter um vida de servo, se você quer ser um líder melhor, um gestor melhor, aprenda a ser servo, e se desfaça da ideia de que sucesso tem haver com o meu próprio ganho, como disse o filósofo Clóvis de Barro Filho “a vida que de fato vale a pena, é a vida assumidamente dedicada ao outro.”

Obviamente que qualquer empresa busca lucro, senão não seria uma empresa, e que nem eu e nem você trabalhamos de graça, nem mesmo relógio faz isso né rsrs, mas lembre-se que mesmo no seu trabalho, onde as vezes pode ser um ambiente de um querendo engolir o outro, há espaço para ter a atitude de um servo que se alegra com as vitórias dos outros, que se preocupa se o cliente foi bem atendido, e se ele está contente com aquilo que foi feito para ele, ao tomar a atitude de servo no seu trabalho, creio que você passará a ser reconhecido de fato por alguém que faz a diferença na vida das pessoas.

O que você achou deste artigo?

Já viu o meu canal no YouTube?, clique aqui e conheça o Artigo Tech.

@artigotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *