RPA (Robotic Process Automation) e suas Características
Neste artigo iremos abordar da forma mais objetiva possível um termo que nos últimos anos vem sendo cada vez mais falado no meio corporativo pelas grandes e médias empresas ao redor do mundo, estou falando do RPA (Robotic Process Automation).
Introdução
Em um tempo em que a transformação digital faz com que as empresas se adaptem a uma nova realidade onde as coisas precisam serem feitas de forma mais rápida e assertiva possível e que erros durante a execução de um processo geram muita perca para as companhias, além da busca incessante pela redução de custos pelas empresas, vemos neste cenário entrar a cada dia mais forte no mercado o uso do RPA (Robotic Process Automation) pelas empresas ao redor do mundo, e no mercado brasileiro não é diferente.
Segundo a Gartner, neste ano, 90% das grandes e médias empresas terão pelo menos um processo sendo operacionalizado por um RPA.
O que é um RPA (Robotic Process Automation)?
De forma bem direta um RPA, se trata de uma aplicação robô (software) de automação de processos, que tem por principal objetivo automatizar tarefas repetitivas padronizadas, baseadas nas regras de negócio de cada processo.
O que não é um RPA (Robotic Process Automation)?
RPA não é um robô igual os filmes hollywoodianos mostram, que ficará andando pelo escritório da sua empresa. 😁
Onde e em quais situações pode ser utilizado um RPA?
Um RPA (Robotic Process Automation), é utilizado em tarefas repetitivas operacionais de uma organização, geralmente se tratam de tarefas que requem um menor nível de pensamento analítico e tomada de decisão humana.
Mais sobre RPA (Robotic Process Automation)
Em linhas gerais um RPA ou uma Automação de Processo é uma aplicação que imita a ação humana na realização de um processo (o RPA é regido de acordo com as regras de negócio de cada processo), porém diferentemente de um ser o humano, o RPA pode realizar as tarefas de um processo em velocidade muito superior a de um humano.
Vantagens da implementação de um RPA
- Redução de custos
- Eficiência operacional
- Aumento da qualidade
- Diminuição de riscos
- Funcionamento 24×7
- Auditoria ponta à ponta
- Rápida implementação
Considerações finais
Talvez ao ler este artigo passou pela a sua cabeça o seguinte pensamento: “Nossa esse tal de RPA vai fazer que muitas pessoas sejam demitidas”, digo para você que no meu ponto de vista a resposta é primordialmente NÃO, pois o RPA possibilitará a instituição que empregue os esforços, inteligência e o tempo de seus profissionais em atividades que realmente são importantes em suas funções, atividades que de fato envolvem a análise critica e percepções que só a ação humana pode prover.
É claro que não podemos ser hipócritas e descartar que há possibilidade de diminuição do quadro de funcionários de uma empresa não exista na idealização de um projeto com RPA por parte de algumas companhias, porém creio que um bom profissional que procura sempre está qualificado e atualizado com o seu mercado de atuação, de forma alguma será substituído por um software, é importante lembrar que o RPA fará aquilo que previamente um humano programou para que ele execute, ou seja, a inteligência não está por si só no RPA, mas sim no humano.