O que penso sobre o ChatGPT, será que os Devs irão ficar sem emprego?

Muito vem se falando sobre a mais nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) do momento, a ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI, que tem ninguém menos que Elon Musk como um dos seus fundadores.

Não há o que se questionar sobre o ChatGPT ser um criação estupenda, fantástica, maravilhosa, esplendorosa tecnologicamente falando hehe, todos os adjetivos que eu pusesse aqui seriam poucos para descrever o quão genial é esse tal de ChatGPT, e a coisas que ele provou ser capaz de fazer.

Porém neste artigo minha intensão não é falar das coisas fantásticas que ele é capaz de fazer, mas sim comentar um pouco sobre o que penso a respeito de IA’s como essas. Será que de fatos elas são capazes de substituir os profissionais de TI?, mais especialmente os Desenvolvedores de Software, será que o seu emprego Programador está em risco?

É muito provável que você já ouviu esta frase: “Do nada, nada se cria”.

Originalmente do latin “Ex nihilo nihil fit” é uma expressão latina que significa nada surge do nada. É uma expressão que indica um princípio metafísico segundo o qual o ser não pode começar a existir a partir do nada. A frase é atribuída ao filósofo grego Parménides. (Fonte: Wikepédia)

Não irei enrolar até o final do artigo para te dizer a minha opinião sobre o que penso sobre as indagações acima, acredito que por mais fantástica que ferramentas como o ChatGPT possa ser, elas não tem a capacidade de substituir por si só um Desenvolvedor que para criar um software precisa muito além de escrever linhas de códigos em C#, Java, Python, Ruby, JavaScript (ou seja qual for a linguagem).

Com o pouco de experiência que tenho nos meus 5 anos neste fantástico mundo da programação, vejo que para se criar um software, o Dev precisa muito além de escrever linhas de códigos, ele precisa está imenso ao negocio do cliente, as suas necessidades que em sua maioria são especificas pra ele, e a todas as regras que envolvem e que dão motivos para necessidade/criação de um software que será utilizado por uma empresa XPTO.

Creio que enquanto essas ferramentas forem apenas um lugar que crie códigos padrões por exemplo de uma API em .NET que realiza um CRUD, elas não serão capazes de substituir o trabalho de um Dev que precisa analisar muito e conhecer o negocio da empresa para por exemplo implementar um simples if().

Hoje gasto muito mais tempo tentando entender o contexto do negócio da empresa, do que escrevendo código. Acontece isso com você também?

Outro ponto que quero provocar aqui, quais empresas hoje no Brasil que criam software utilizando de fato Inteligência Artificial no processo de desenvolvimento dos seus softwares?

Imagino que o conceito do que é ser um Desenvolvedor e suas atribuições podem mudar quando de fato essas Inteligências Artificias começarem a ser usadas no dia à dia das empresas, até lá if() vai continuar sendo if(), else{} continuará sendo else{} hehe, aproveito para perguntar se aonde você trabalha a empresa utiliza Inteligência Artificial durante o seu processo de Desenvolvimento de Software?

Você é contra o avanço tecnológico através de IA’s como essas? De forma alguma, quem sou eu! Não me levem a mal, mas acredito apenas que hoje nenhuma IA dispensa um criador (Dev/Programador/Analista de Sistema/Engenheiro de Software, como queiram chama), entende?

Creio que esse tipo de ferramenta que faz uso de uma Inteligência Artificial tem um papel fundamental na sociedade e claro no avanço tecnológico, principalmente quando usadas para o bem! Vejo no ChatGPT por exemplo, uma excelente ferramenta de aprendizado/educação e até facilitador de tarefas, você consegue com muita dedicação claro, aprender a programar por exemplo, montar planos de estudos de determinada tecnologia, e em tantas outras áreas da educação, mas dizer que isso substitui alguém que precisa pensar muito sobre o negocio do cliente, para depois transforma em linhas de códigos através da programação, aí eu acho que é força muito a barra.

Se posso deixar alguma dica aqui, pra quem é Programador, seria o seguinte: Não fique gastando o seu tempo, e a sua energia, preocupando-se que o ChatGPT, ou qualquer outra Inteligência Artificial que vem por aí, vai tirar o seu emprego, foque em está atualizado com as tecnologias que você trabalha, se especialize, mas não deixe de ser genérico, quero dizer com isso, um Desenvolvedor que saiba navegar dentro do ecossistema da sua stack, preocupe-se em analisar se onde trabalha, as tecnologias usadas estão alinhadas com o que o mercado atualmente exige para um Dev da sua stack, e como falei atente-se em se atualizar, a vida de um Programador, é um eterno estudar, estudar e estudar.

Portanto concluo lembrando que “Do nada, nada se cria”, sempre existirá um CRIADOR PROGRAMADOR.

O que você pensa sobre o ChatGPT?

Comenta aí, será muito legal pode saber a sua opinião!

Já viu o meu canal no YouTube?, clique aqui e conheça o Artigo Tech.

@artigotech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *